quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Proposta de Barack Obama sobre Tecnologia e Inovação


1. Identifique a triologia de competências valorizada por Obama.

     Barack Obama valoriza bastante a importância de em todas as escolas publicas, as crianças tenham acesso a três competências essenciais, sendo elas a ciência, a tecnologia e a matemática

2. Relacione as competências tecnológicas com o crescimento económico. 
     
    As competências tecnológicas são importantes de serem desenvolvidas para o crescimento económico, neste caso da América. É importante trabalhar para uma melhor qualificação dos cidadãos e promover a inovação das competências tecnológicas essenciais do século XXI. Será indispensável ter uma mão-de-obra qualificada no nosso país para podermos estar constante crescimento económico, uma vez que não será preciso ir para o exterior encontrar trabalhadores qualificados para fazer o trabalho por nós. 



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Perspectiva Geral da Internet: História, Funcionamento, Serviços e Pesquisa

1. A escola só pode mesmo oferecer as competências básicas. as tecnologias mudam a uma velocidade tão acelerada que quem não aprender a aprender por si, mais tarde ou mais cedo, ficará ultrapassado. Comente.


Nos dias de hoje,  muitas escolas já trabalham com as novas tecnologias, os quadros interactivos (que deixam para trás os antigos quadros, nos quais utilizávamos o giz e o apagador), os computadores com acesso à Internet que facilitam muito o trabalho na aula entre outras. Mas nem tudo corre ás mil maravilhas, pois o ensinamento que a escola dá aos alunos é apenas o básico. Portanto é uma mais valia o aluno ter em sua posse um computador com acesso à Internet para puder usar quando e onde quiser,é importante também o aluno ter  vontade de aprender sempre mais, para não correr o risco de ficar ultrapassado e assim estar sempre actualizado com as mudanças destas novas tecnologias.

 

Marshall McLuan

1. Justifique as seguintes afirmações de Marshall McLuan: 
  •  "As pessoas não costumam ler jornais. Elas passam por eles todas as manhãs como pelo banho quente."
   A nossa sociedade vive muito à base das novas tecnologias, não têm tempo para ler os jornais, a não ser apenas os títulos das notícias que chamam mais atenção, ou então por outro meio acabam sempre por estarem actualizados, tanto como a Internet como depois pela televisão.
  • "O futuro do livro é a sinopse."
   Num mundo em constante mudança e evolução, o livro também evoluiu,  nomeadamente a sua forma de ser apresentado. Hoje em dia os textos são distribuídos gratuitamente, normalmente pela Internet, é uma mais valia para a sociedade actual. A leitura dos livros está a cair em desuso, as pessoas muitas vezes só ouvem falar "do tal livro" quando alguém fala dele, ou então quando pesquisam um pequeno resumo a partir da Internet e daí poderá surgir interesse ou não. 


2. Refira-se ao papel atribuído ao "consumidor final" nas duas tecnologias referidas.

  O consumidor final adquire um papel activo quando utiliza a Internet, e isso faz toda a diferença relativamente aos outros meios. Na Internet cada um tem a oportunidade de construir, procurar as suas fontes de informação, o que faz com que o consumidor tenha uma grande autonomia perante este meio. 
Além de notícias, é crescente o emprego como meio de divulgação de produtos e serviços, afinal, o contacto com o consumidor é bastante próximo.


4. Critique o seu Ambiente Personalizado de Aprendizagem.

    A Internet é o meio de comunicação mais utilizado e o mais rápido pelo mundo inteiro. Ela é útil de mil maneiras, como: para trabalho, caixa(supermercado), empresarial, para realizar pesquisas e etc. O computador, por as suas utilidades também vicia muitas pessoas.
Umas das maiores vantagens é a velocidade com que as informações são transmitidas, não importando a distância. Além disso, existe uma grande facilidade em ter acesso a muita informação. A sua versatilidade é tanta que não existem limites para suas aplicações.
Mas nem sempre é tarefa fácil distinguir aquilo que é, ou não, perigoso/ilegal, o acesso é fácil e os materiais abundam. O visionamento de material impróprio (ex: pornografia), o incitamento à violência e ao ódio, a violação da privacidade, a violação da lei, os  encontros “online” com pessoas menos recomendáveis etc são alguns dos perigos habituais da Internet.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Porque devem os alunos utilizar um blogue?

1. Utilidade do blogue.

    É a primeira vez que me deparo com a criação de um blogue, pois foi-nos pedido na disciplina de STC. Este é mais um meio de comunicação com os outros, onde quem visita pode estar a par das minhas ideias, pensamentos ou qualquer outra coisa que publique na minha página, com a possibilidade de comentar e a partir daí se começar a fazer uma troca de ideias.


2. Escreva uma composição sobre as potencialidades dos blogues enquanto 
(a) recursos educativos 
(b) meios de valorização das pessoas.

a) Enquanto recursos educativos os blogues podem servir para os alunos e professores comunicarem entre si, na postagem de trabalhos etc.

b) Este meio de comunicação, o blogue, valoriza não só quem o cria, mas também quem o visita. Através de troca de ideias, opiniões, pensamentos, ate algumas "discussões", este meio facilita a percebermos o ponto de vista de várias pessoas, até quem não conhecemos. Torna-se uma mais valia. 

3. Para que os alunos utilizem blogues, alguns aspectos que facilitarão a sua utilização são a experiência prévia em informática e a posse de um computador próprio. Justifique.

    Para a criação de um blogue é necessário ter alguns conhecimentos informáticos, até porque facilita muito mais o trabalho se percebermos do assunto. Para uma melhor actualização do blogue, é importante o aluno ter disponível um computador, para usar quando e onde quiser.

4. A posse de um blogue permite ao aluno "tornar-se produtor de cultura", atingindo um patamar em que os estudos dão outra satisfação. Comente. 

    Á partida quando criamos um blogue, temos a preocupação de partilhar ideias, assuntos importantes, para que seja um ponto de interesse na Internet. Portanto temos que nos manter sempre actualizados e em contacto com diversas pessoas, até de países diferentes e com culturas diferentes da nossa. Estamos sempre a tempo de aprender novas coisas, de crescermos por dentro.


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Redes de Informação e Comunicação."Sociedade do telemóvel"

1. Considera excessiva a expressão “sociedade do telemóvel”? Justifique. 

    Actualmente a sociedade adoptou um estilo de vida que faz com que a expressão em cima escrita não seja de modo nenhum excessiva. No geral as pessoas não conseguem viver sem telemóvel, vêem-no como uma peça imprescindível no seu quotidiano e quando nos esquecemos dele ou fica sem bateria faz-nos falta.

2. Será que o telemóvel promove o anulamento do diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou falar via telemóvel. 
    Na minha opinião acho que o telemóvel pode ajudar um pouco ao anulamento do diálogo directo entre as pessoas, mas é muito relativo. Depende de pessoa para pessoa, depende do assunto a ser tratado. Costuma-se dizer que há coisas que não se dizem por telemóvel, logo usamos o diálogo directo para o fazer. 

3. Estamos a assistir à construção de uma sociedade mais aberta ou mais fechada? Justifique.

    Podemos considerar os dois casos. Vai depender de como cada pessoa reage a estas novas tecnologias. A verdade é que há uma facilidade de fazermos amigos nas redes sociais, como por exemplo o hi5, facebook, twitter etc, falarmos muito pelo messenger, pelo telemóvel e o uso destas tecnologias faz de nós uma Sociedade mais aberta, mas em todo o caso se considerarmos que devido a usarmos estes novos meios de comunicação podemos estar a anular o contacto directo com os outros e aí falamos duma Sociedade mais fechada.   

4. Comente os valores de Sónia no modo como efectuou o carregamento do telemóvel.

    Os valores da Sónia não foram os mais correctos, pois fez uma troca de favores com alguém que não conhecia. Talvez seja a realidade de muitos jovens hoje em dia.