sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Marshall McLuan

1. Justifique as seguintes afirmações de Marshall McLuan: 
  •  "As pessoas não costumam ler jornais. Elas passam por eles todas as manhãs como pelo banho quente."
   A nossa sociedade vive muito à base das novas tecnologias, não têm tempo para ler os jornais, a não ser apenas os títulos das notícias que chamam mais atenção, ou então por outro meio acabam sempre por estarem actualizados, tanto como a Internet como depois pela televisão.
  • "O futuro do livro é a sinopse."
   Num mundo em constante mudança e evolução, o livro também evoluiu,  nomeadamente a sua forma de ser apresentado. Hoje em dia os textos são distribuídos gratuitamente, normalmente pela Internet, é uma mais valia para a sociedade actual. A leitura dos livros está a cair em desuso, as pessoas muitas vezes só ouvem falar "do tal livro" quando alguém fala dele, ou então quando pesquisam um pequeno resumo a partir da Internet e daí poderá surgir interesse ou não. 


2. Refira-se ao papel atribuído ao "consumidor final" nas duas tecnologias referidas.

  O consumidor final adquire um papel activo quando utiliza a Internet, e isso faz toda a diferença relativamente aos outros meios. Na Internet cada um tem a oportunidade de construir, procurar as suas fontes de informação, o que faz com que o consumidor tenha uma grande autonomia perante este meio. 
Além de notícias, é crescente o emprego como meio de divulgação de produtos e serviços, afinal, o contacto com o consumidor é bastante próximo.


4. Critique o seu Ambiente Personalizado de Aprendizagem.

    A Internet é o meio de comunicação mais utilizado e o mais rápido pelo mundo inteiro. Ela é útil de mil maneiras, como: para trabalho, caixa(supermercado), empresarial, para realizar pesquisas e etc. O computador, por as suas utilidades também vicia muitas pessoas.
Umas das maiores vantagens é a velocidade com que as informações são transmitidas, não importando a distância. Além disso, existe uma grande facilidade em ter acesso a muita informação. A sua versatilidade é tanta que não existem limites para suas aplicações.
Mas nem sempre é tarefa fácil distinguir aquilo que é, ou não, perigoso/ilegal, o acesso é fácil e os materiais abundam. O visionamento de material impróprio (ex: pornografia), o incitamento à violência e ao ódio, a violação da privacidade, a violação da lei, os  encontros “online” com pessoas menos recomendáveis etc são alguns dos perigos habituais da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário