quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Redes de Informação e Comunicação."Sociedade do telemóvel"

1. Considera excessiva a expressão “sociedade do telemóvel”? Justifique. 

    Actualmente a sociedade adoptou um estilo de vida que faz com que a expressão em cima escrita não seja de modo nenhum excessiva. No geral as pessoas não conseguem viver sem telemóvel, vêem-no como uma peça imprescindível no seu quotidiano e quando nos esquecemos dele ou fica sem bateria faz-nos falta.

2. Será que o telemóvel promove o anulamento do diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou falar via telemóvel. 
    Na minha opinião acho que o telemóvel pode ajudar um pouco ao anulamento do diálogo directo entre as pessoas, mas é muito relativo. Depende de pessoa para pessoa, depende do assunto a ser tratado. Costuma-se dizer que há coisas que não se dizem por telemóvel, logo usamos o diálogo directo para o fazer. 

3. Estamos a assistir à construção de uma sociedade mais aberta ou mais fechada? Justifique.

    Podemos considerar os dois casos. Vai depender de como cada pessoa reage a estas novas tecnologias. A verdade é que há uma facilidade de fazermos amigos nas redes sociais, como por exemplo o hi5, facebook, twitter etc, falarmos muito pelo messenger, pelo telemóvel e o uso destas tecnologias faz de nós uma Sociedade mais aberta, mas em todo o caso se considerarmos que devido a usarmos estes novos meios de comunicação podemos estar a anular o contacto directo com os outros e aí falamos duma Sociedade mais fechada.   

4. Comente os valores de Sónia no modo como efectuou o carregamento do telemóvel.

    Os valores da Sónia não foram os mais correctos, pois fez uma troca de favores com alguém que não conhecia. Talvez seja a realidade de muitos jovens hoje em dia.

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário